Paixão e Razão: Os discursos políticos na disputa eleitoral de 2018

Organizador: Jorge O. Romano

Autores: Alex L. B. Vargas, Annagesse de Carvalho Feitosa, Jorge O. Romano, Paulo A. A. Balthazar, Thais P. Bittencourt e Yamira R. de Souza Barbosa


As eleições presidenciais de 2018 foram um momento importante na disputa política e hegemônica no país, com repercussões internacionais significativas. Observar os discursos políticos das principais candidaturas como práticas discursivas permite entender melhor o papel dos seus componentes estratégicos e emocionais nessa disputa. A paixão, junto com a razão, é parte constituinte do político.


Neste trabalho procuramos olhar os discursos tentando destacar o componente populista em todos eles a partir do referencial teórico da Analise do Discurso Populista do grupo de Essex liderados por Laclau e Mouffe, complementado com a análise dos marcos (frame analyses) particularmente os aportes de Snow e seu grupo assim como a recente analise do caso de Bolívia trabalhada por Errejón Galván.


Os autores deste livro conformaram um grupo de reflexão sobre Análise de Discurso Populista no Curso de Pós–Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/DDAS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que produziu, no primeiro semestre de 2018, textos sobre os discursos de seis candidatos a presidência, divulgados no Le Monde Diplomatique Brasil online, assim como o texto inicial – publicado no Le Monde Diplomatique Brasil impresso (setembro). A análise do discurso de Haddad foi elaborada posteriormente e não foi divulgada no Le Monde Dipomatique online, assim como o capítulo final conclusivo.

Acesse o livro completo através do link.



4 visualizações